Em reunião realizada na noite desta segunda-feira, 29 de maio, representantes do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e da Comunidade de Vida Cristã (CVX) Brasil se reuniram para discutir e alinhar questões relacionadas ao acordo de cooperação técnica vigente em apoio a migrantes e refugiados. O encontro contou com a presença do Padre Agnaldo Junior, sj, coordenador nacional do programa SJMR, e Rafael Peria de Melo, coordenador administrativo-financeiro do SJMR. Também estiveram presentes Wellington Gomes dos Santos e Josedir Tadeu Gonçalves, da CVX-DF; e Rafael Finatti, atual coordenador nacional da CVX Brasil.
Durante a reunião, Padre Agnaldo e Rafael de Melo apresentaram o curso intitulado “Orientações gerais para empreendedores no Brasil”, elaborado por Wellington e Josedir. O objetivo é orientar os participantes sobre os instrumentos, etapas e possibilidades para o desenvolvimento de um pequeno negócio no Brasil. “São 10 módulos, cada um com aproximadamente 2h de formação em EAD e depois uma aula semanal ao vivo, também online, para discutir o conteúdo do módulo, às segundas-feiras, das 19h às 20h30”, resumiu Rafael de Melo. “Apenas 5 destes módulos já têm facilitadores definidos, então qualquer pessoa da CVX que se sinta apta a ajudar pode participar“, reforçou o coordenador do SJMR. Clique aqui para entender melhor sobre a estrutura do curso.
A parceria entre SJMR e a CVX já está em seu segundo ano de vigência e tem como objetivo promover a inclusão e o empoderamento dos migrantes e refugiados no Brasil, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de atividades empreendedoras. O curso é um melhoramento do trabalho feito em 2022 e reúne orientações valiosas para que os participantes possam traçar um caminho sólido em direção ao sucesso nos negócios, além de possibilitar o acesso a recursos financeiros por meio do microcrédito. 19 pessoas já estão inscritas – a formação começa no dia 12 de junho.
“A reunião foi marcada pelo entusiasmo e engajamento mútuo, com ambas as partes comprometidas em fortalecer essa importante iniciativa, com diligência e ternura, como nos pede o Papa Francisco”, afirmou Rafael Finatti. “A CVX Brasil e o SJMR reafirmam seu compromisso em promover a dignidade, a acolhida e a integração dos migrantes e refugiados, e estão entusiasmados com os frutos que serão colhidos por meio desse curso e das demais ações desenvolvidas em conjunto”, afirmou.
No final, os participantes discutiram ainda possibilidades complementares ao projeto, como o atendimento e acolhida espiritual e o voluntariado em Manaus, para apoiar os jesuítas na triagem e escuta dos migrantes e refugiados. “Estas são outras oportunidades de participação para as pessoas da CVX, basta entrar em contato conosco para viabilizarmos”, indicou o P. Agnaldo.
– Tem interesse em colaborar de alguma forma com o projeto entre CVX e SJMR? Entre em contato com a sua coordenação regional, ou com a CEN!
Veja abaixo o vídeo da gravação da reunião: