No dia 18 de outubro, recebi um convite da parte do padre Cláudio de Almeida Lima. Ele é o fundador (junto com a Cynthia de Cassia) da Comunidade Católica Dom de Deus (https://domdedeus.com.br). Eu os conheço desde 2015, quando participei de uma peregrinação organizada por eles nos Santuários Marianos, na Europa.
A Comunidade Católica Dom de Deus nasceu do trabalho do padre Claudio com jovens da Arquidiocese de Niterói, em 2001. A inspiração e força diante dos desafios tinha como referência Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz. A Comunidade se fundamenta na espiritualidade filial: cristológica e eclesiológica. Tem como carisma: ser dom de si, dom de Deus para a salvação das almas. Começou com os jovens, cresceu com eles, empolgou outros jovens e hoje tem “jovens” de todas as idades! Promove atividades de formação o ano inteiro e conta com algumas frentes missionárias.
Cynthia e padre Cláudio acreditam que a espiritualidade inaciana pode contribuir muito para a vivência e missão da Comunidade Dom de Deus. Assim, programaram o Congresso desse ano com o tema “Vence-te a ti mesmo”. Nesse contexto, convidaram a CVX para assumir os 4 momentos de oração (por eles denominados “pregações”) desse Congresso que aconteceria nos dias 4 a 5 de novembro, em Itaboraí/RJ.
O tempo era muito curto, mas meu desejo de aceitar era grande, pela admiração que tenho pelo trabalho dessa Comunidade. Como o convite era dirigido à CVX, consultei a coordenadora da Regional, Ruti, que acolheu na hora e já levantamos nomes de pessoas que poderiam participar. Acolheram o convite: Ana Figueiredo, Lucieni e Marisa (CVX Fé e Vida São Francisco Xavier), Marlene e Ruti (CVX São José de Anchieta).
A programação do Congresso era intensa. Começava no sábado pela manhã com a missa, 1ª pregação (Sua história, terreno fértil para Deus agir), oficinas (4 simultâneas); à tarde 2ª pregação (Transformados pela adversidade), minicursos (4 simultâneos); à noite, festa dos Santos. Domingo começava com a 3ª pregação (Decisão e mudança de vida), seguida de minicursos (4 simultâneos) e adoração; à tarde, 4ª pregação (Vence-te a Ti mesmo – resposta ao chamado de Deus) e missa de encerramento. No intervalo de todas essas atividades, um conjunto de jovens (ministério da música) tocava músicas que eles conheciam, cantavam e dançavam animadamente.
Quando recebi o convite, perguntei quantas pessoas eram esperadas. Karine, nosso contato na preparação do Congresso, falou que nos anos anteriores eram cerca de 150, a maioria jovens. Mas nesse foram “apenas” 90, porque calhou de ser no fim de semana do ENEM… Além desses participantes, havia muita gente trabalhando: cozinha, transporte, atenção às crianças, coordenação etc.
Ana, Luciene, Marisa, Marlene, Ruti e eu conversamos e preparamos nossas colocações com alguma passagem da vida de Santo Inácio relacionada ao tema proposto por eles para a “pregação”, um texto bíblico e uma orientação para oração pessoal.
A receptividade foi muito boa e nós saímos muito consoladas, também. Ana e Marlene foram entrevistadas depois de suas colocações – já deve estar no Instagram deles!
Compartilho algumas fotos, para ilustração!
Em tudo amar e servir,
Gina Torres (CVX Nossa Senhora de Nazaré, Rio de Janeiro).