Tendo em vista o processo eleitoral 2024 no Brasil, a Coordenação Executiva Nacional e os coordenadores/as e vice-coordenadores/as das sete instâncias regionais, que integram o Conselho Nacional da CVX no Brasil, no sentido de motivar a comunidade nacional a uma constante preocupação com os problemas e o progresso de todas as pessoas, escrevem a carta Chamados a sentir com a igreja (PG 6): notas sobre o ensino social da igreja e as eleições municipais.
O texto lembra da importância das Encíclicas Papais no sentido de conduzir a igreja a estar atenta às questões das desigualdades sociais que implicam em sofrimentos, violências, miséria, crimes ambientais. A Carta ainda evoca a importância de Encantar a Política e de encantar-se pela cultura do encontro e da reflexão cristã que pode envolver a conversa política em suas bases.
Assim, surge o convite a rezar nossa participação durante o período eleitoral, com a orientação do Espírito Santo para que ilumine a realidade que vivemos em nossas comunidades, cidades e municípios, e reconheçamos com clareza os sinais dos tempos e todos os seus desafios. Devemos aplicar ao candidato e à candidata o exercício das Duas Bandeiras para, então, percebermos candidatos e candidatas que já terão demonstrado em sua história estar mais sensíveis ao chamado do Reino Temporal do que ao Rei Eterno, nosso Senhor Jesus.
Animamos a todos e todas que tomem essas orientações como matéria na sua oração pessoal e/ou partilha comunitária, buscando discernir os sinais do que Deus espera que sejam as nossas decisões, iluminadas pelo Evangelho.
Confira aqui, na íntegra, a Carta enviada pelas lideranças CVX para toda a comunidade:
CARTA_Sentir com a igreja (PG 6)_Notas sobre… as eleições municipais