Celebrações: Dia Mundial das Comunidades de Vida Cristã (CVX)_3ª parte

A comunidade regional em Minas Gerais celebrou nosso Dia Mundial no primeiro sábado de abril, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), em Belo Horizonte.

Foi um momento único, sentido como comunidade mundial que caminha junto, reforçando o espírito do ano jubilar e vivendo a experiência de sermos Peregrinos da Esperança. Pe. Francys Silvestrini sj os brindou com uma palestra belíssima e profunda sobre a Carta do Papa: Peregrinos da Esperança e assim conduziu a todos em um mergulho no verdadeiro Júbilo da Esperança, um convite para vivermos com alegria profunda e autêntica. Estavam reunidos membros da CVX e amigos, nessa manhã que muito os enriqueceu.

À tarde aconteceu uma dinâmica de arte com argila em que os grupos foram convidados a representar o tema da Esperança. Além do trabalho artístico com a argila, houve o desafio de contar o propósito da escultura através de mímica, dança, canto etc. Foi uma tarde deliciosa, surpreendente diante da riqueza dos conteúdos e das apresentações.

Este encontro nos trouxe a oportunidade preciosa de refletirmos sobre os 10 anos da Encíclica Laudato Si, relembrando com carinho e compromisso nosso papel no cuidado da criação, um chamado tão urgente de Papa Francisco. Em meio a tudo isso, seguimos com a certeza de que “a razão de nossa esperança é Jesus Cristo”, e que “a esperança não engana”, escrito em Romanos 5,5 e tão sabiamente nos lembra o Papa Francisco.

Ao fim da tarde Pe. Carlos James presidiu a Celebração Eucarística e as comunidades ofertaram símbolos a partir da reflexão do Documento 183. Foi um dia consolador e de muito ânimo para seguir na missão.
Em um tempo marcado pela fé e pela reflexão, somos convidados a renovar o nosso compromisso com a missão e com o chamado de Deus, caminhando com confiança e abertura para o novo que Ele nos propõe.

Essas vivências fortalecem nossos laços comunitários e de espiritualidade inaciana de forma mais profunda, levando em nosso coração a esperança que é capaz de transformar o mundo ao nosso redor.

Unamo-nos nessa jornada de fé, oração e renovação. Vamos, com coragem, responder ao convite de sermos peregrinos da esperança, unidos no amor e no desejo de construir um mundo mais justo e fraterno.

Que esta Jornada seja um verdadeiro encontro com o Senhor, e que Ele nos guie em cada passo, em cada oração, em cada ação.

 

Compartilhe: