Celebrações: Dia Mundial das Comunidades de Vida Cristã (CVX)_2ª parte

Regional Rio de Janeiro: “Dia Mundial da CVX” é tempo de crescer na fraternidade e cuidado com a criação

A comunidade regional reuniu-se no Centro Loyola de Fé e Cultura. O dia celebrativo (29/03) começou com um café da manhã compartilhado. Em seguida, iniciou-se a manhã de espiritualidade, com tema “Fraternidade e Criação” (Campanha da Fraternidade 2025). A reflexão foi baseada em um olhar inaciano para a Criação, com textos inspiradores, oração e partilhas ricas. Os participantes puderam refletir sobre a importância da fraternidade e do cuidado com a criação, e como esses valores podem ser aplicados em sua vida cotidiana.
O almoço foi um momento de conversas e reencontros, de compartilhar experiências e fortalecer laços de amizade. As sobremesas foram produzidas pelas alunas do projeto Oficina de Chocolate, iniciativa conjunta da CVX Rio com o Centro Loyola para moradoras da Comunidade Parque da Cidade. A celebração eucarística, presidida por Pe. Paul Schweitzer, SJ e Pe. Laércio Lima, SJ, com participação de um grupo de padres jesuítas representantes do CPAL. O dia terminou com uma pequena confraternização.

Destacamos também a importância da campanha de solidariedade pelo mês da mulher. Seguindo a sugestão do Magis Brasil, a CVX Rio abraçou como gesto concreto a doação de absorventes, com o objetivo de conscientizar e combater a pobreza menstrual. As doações foram encaminhadas para a instituição “Absorvendo Amor”, que visa ajudar alunas de escolas públicas do Rio de Janeiro a terem acesso à educação sobre higiene íntima e acesso a produtos para estes cuidados.
Nossa gratidão a todos e todas que contribuíram com o encontro regional, especialmente à equipe do Centro Loyola, que acolhe a CVX com tanta disponibilidade. Também agradecemos a todos e todas que contribuíram com doações. Em Tudo Amar e Servir!

CVX Distrito Federal: Celebrando com Maria, Nossa Senhora da Esperança, o dia Mundial da CVX

No dia 25 de março, a Regional DF, juntamente com o assistente eclesiástico, Pe. Jefferson Amorim SJ, reuniu no Centro Cultural de Brasília (CCB) para celebrar o dia Mundial da CVX. Com muita simplicidade, reuniram-se para rezar e iniciar a novena “Nove meses com Maria” (da Anunciação até o Natal). O livro Novena da Esperança – rezando nove meses com Maria, elaborado pelo Pe. Pedro Rubens SJ, foi o material-guia. A proposta é dar continuidade à novena com encontros mensais. O livro é singelo, profundo e belo e nos faz entrar em sintonia com o convite do Papa Francisco a sermos “Peregrinos da Esperança” – tema do Jubileu 2025.
Maria carregou em seu ventre Jesus e se fez peregrina com Ele; é modelo de discípula e mestre. Por meio dela, podemos chegar a Jesus e crescer nas virtudes teologais da esperança, do amor e da fé. Maria, Nossa Senhora da Esperança, nos ajuda a caminhar, sonhar, transformar, conceber, gestar um mundo melhor a partir das nossas realidades existenciais cotidianas. Que Maria caminhe conosco renovando a nossa esperança, o nosso ânimo, a nossa generosidade, o nosso compromisso na missão pessoal e comunitária de cada membro da CVX.

Regional Bahia em formação: A importância de Encontrar, Escutar e Discernir

A CVX Bahia esteve reunida no domingo, 30 de março para um momento de formação de seus membros. Com base no movimento sinodal realizaram um estudo inspirado no livro Os passos espirituais do Caminho Sinodal, de Pe. Adelson Araújo, SJ. No livro os verbos Encontrar, Escutar e Discernir são analisados. Por isso nossa formação teve como tema: A importância de Encontrar, Escutar e Discernir.
Foi um dia de muita alegria e disposição em que puderam sentir a força inspiradora do Espírito Santo. As pessoas presentes ressoavam suas consolações e animação diante da proposta do encontro formativo. A Coordenação Regional construiu esse caminho com muita confiança: inspirada nos três verbos referidos, “recolhem e acolhem a força, o vigor do caminho feito juntos e do estar juntos a caminho”. Essa frase encontra-se no prefácio do livro e resume como foi dia da comunidade regional. O dia terminou com uma confraternização motivada pelo Dia Mundial da CVX e pela vida e esperança de aniversariantes do mês e de companheiros em restabelecimento da saúde.

Compartilhe: