A CVX em Porto Alegre participa da retoma de projeto social de corte e costura

 

A Campanha CVX Brasil Solidária ao Rio Grande do Sul conquista novos modos de esperançar! Desde vez, a Pré-CVX A Caminho participa da retomada do Projeto Social de Corte e Costura da Paróquia Santíssima Trindade, em Farrapos, Porto Alegre (RS). Esse trabalho atende a mulheres em contextos de vulnerabilidade social e foi interrompido por causa das enchentes que atingiram a região.  Todas as máquinas e os materiais do curso foram prejudicados.

A Pré-CVX A Caminho, apoiada pelas comunidades regional e nacional, segue em diálogo com os jesuítas, em especial, P. Vicente Zorzo sj, para entender as novas demandas de recomposição das vidas cotidianas dos gaúchos. Temos contribuído com campanhas de doações de roupas, cobertores, água. Agora chegou a vez de ajudar na aquisição de kits de corte e costura, linhas, tecidos, enquanto as máquinas foram doadas por outra instituição.

Começar os passos de recomposição das vidas dessas pessoas por meio desse projeto implica em gerar APOIO, ESCUTA, ESPERANÇA, ou seja, significa oportunizar partilhas e apoios mútuos, proximidade pela escuta, expectativa de renda e autonomia para as participantes. As companheiras e os companheiros da Pré-CVX A Caminho estiveram presentes de modo cuidadoso também na preparação de lanches para a aula inaugural e da organização do ambiente.

 

Demos graças a Deus pelo SIM de todas as pessoas envolvidas nessa missão!

Para novas contribuições:
João Carlos de Carvalho Rocha*
Chave-PIX: 444.587.034-04

*Membro da Pré-CVX A Caminho, Porto Alegre, CVX Regional Sul

Algumas imagens e reações:

 

É uma graça histórica termos membros da CVX lá nesse momento. Rezemos por essa missão dos nossos amigos da Pré-CVX A Caminho. Sintam-se enviados por toda CVX!”, exalta Guilherme Briski, coordenador da CVX Regional Sul.

Edson Guedes, atual coordenador nacional, comenta: “Muito bom você compartilhar essa missão que a CVX tem assumido em Porto Alegre! Continuemos em sintonia, unidos na oração e na ação solidária!”.

Assim, a gente experimenta um pouco desse sentimento de alegria que a solidariedade nos proporciona. Abraço fraterno!“, complementa P. Miguel Martins, assistente eclesiástico nacional).

Marília Peres, vice-coordenadora da Regional Minas também reage: “Que bonito! Sensibilidade e acolhimento nesses detalhes delicados! Deus os conduza! Que maravilha viver a esperança já encarnada e que nos lança pra mais esperança! Que seja assim!” Gilda Carvalho, atual vice-coordenadora nacional, completa:  “Uma delicadeza que aquece a alma”.

 

Essas iniciativas são acompanhadas e avaliadas nas Reuniões Abertas que Coordenação Executiva Nacional (CEN) vem promovendo em consenso com a Regional Sul, almejando que a comunidade nacional se aproxime dessa nossa MISSÃO COMUM e possa colaborar com ideias, gestos concretos e/ou fomentos. A última ocorreu no dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio (assista o vídeo abaixo).