Sinais dos Tempos – Novembro 2016

SINAIS DOS

Com o intuito de promover a conscientização e sensibilização de nossa comunidade, o Secretariado de Justiça Social e Ecologia renova a proposta dos “Sinais dos Tempos”. A ideia é compartilhar matérias de meios eletrônicos, propondo uma reflexão sobre temas da atualidade, por meio do discernimento inaciano. Nosso discernimento diário é feito a partir do que vivemos, dos telejornais que assistimos, das revistas que lemos, das pessoas que encontramos no nosso dia-a-dia, enfim, das experiências que vivemos.

Nosso eixo condutor será a encíclica “Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum”, na perspectiva socioambiental, abordando também os eixos já presentes na encíclica e citados pelo Papa Francisco: “a relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do novo paradigma e das formas de poder que derivam da tecnologia, o convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a necessidade de debates sinceros e honestos, a grave responsabilidade da política internacional e local, a cultura do descarte e a proposta de um novo estilo de vida” (p. 17-18).

O formato dos Sinais dos Tempos contará com uma matéria/entrevista/notícia, alguns breves pontos de reflexão (a partir da espiritualidade inaciana e do seguimento da proposta de Jesus Cristo), e de algumas sugestões/dicas práticas, quando possível. A ideia é que também nossa comunidade possa contribuir, sugerir matérias e dicas sobre os temas propostos.

Para esse primeiro Sinais dos Tempos, sugerimos um artigo da Revista online do Instituto Humanitas Unisinos, com elementos que aprofundam nossa alimentação cotidiana. Traz questões envolvendo os orgânicos, a agricultura familiar e o agronegócio, dentre outras. http://www.ihu.unisinos.br/561191-alimentacao-e-um-ato-politico

A partir da leitura, propomos alguns pontos para incluirmos em nossos discernimentos. Reflita durante a semana e partilhe no seu grupo! Também fique à vontade para partilhar experiências relacionadas ao tema com nossa comunidade por e-mail ou redes sociais!

– Ao ler o texto, sinto algum apelo?

– Como é minha relação com o alimento?

– Me sinto também fruto da terra (Gn 2,7) e em sintonia com todas as criaturas?

Em Curitiba temos algumas feiras orgânicas na cidade, os endereços e dias estão disponíveis no site da Prefeitura: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/feiras-feiras-organicas/265

E em Florianópolis encontramos esse site com algumas indicações de locais: http://www.idec.org.br/pdf/feiras-organicas-florianopolis.pdf

“Toda a pretensão de cuidar e melhorar o mundo requer mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder, que hoje regem a sociedade” (Papa Francisco, Laudato Si, p. 11).

Secretariado de Justiça Social e Ecologia – Regional Sul