Paroquianos da Igreja do Rosário são apresentados ao Centro Cultural Periférico

Sexta-feira, dia 13, representantes da pré-comunidade “Padre Onofre do Rosário” e outros paroquianos da Igreja N. S. do Rosário, Curitiba (PR), participaram de um encontro com Pe. Myeczyslaw Smyda, provincial dos jesuítas no Brasil, e Pe. Élcio Toledo, superior do Núcleo Apostólico Santa Catarina e Paraná, a convite do pároco Pe. José Abel de Souza, com o objetivo de conhecerem melhor o Centro Cultural Periférico (Núcleo Periférico), projeto idealizado por Renato Freitas, deputado estadual (PT), que esteve presente, juntamente com diversas pessoas beneficiadas pelo projeto, para contar sobre os trabalhos sociais que acontecem no entorno da Paróquia há quase dez anos.

O Centro Cultural desenvolve assistência social e capacitação profissional para pessoas em situação de rua, egressos do sistema penitenciário, dependentes químicos, imigrantes e mulheres vítimas de violência. O projeto alimenta atualmente mais de duas mil pessoas semanalmente com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Além disso, mantém cursos de costura, barbearia, panificação e serigrafia, além de oficinas culturais de capoeira, cinema, teatro, desenho e break. A Padaria do Núcleo produz 150 kg de pães por semana e realiza doações em comunidades periféricas.

Portanto, tem sua importância como agente de transformação de muitas vidas em área social vulnerabilizada. A Paróquia do Rosário e a pré-CVX “Padre Onofre do Rosário”, atualmente assessorada por Célia Lense, buscam estar atentas aos sinais de Deus nesse contexto.