“Boa noite, Boa Vista!”
No último dia 30 de novembro, companheiras e companheiros da CVX-DF, representando a CEN e a CVX Brasil, estiveram presentes na comemoração dos 20 anos do Serviço Jesuítas a Migrantes e Refugiados, o SJMR. Foi uma noite de celebração, emoção, agradecimento e reconhecimento por “tantos bens alcançados” pelo SJMR com votos por um futuro promissor a esta obra da Companhia de Jesus.
Na programação: celebração da eucaristia; homenagens aos colaboradores dos escritórios do SJMR no Brasil; despedida do diretor Pe. Agnaldo Júnior, que assumirá nova missão na Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe, a CPAL, no Peru; posse da nova diretora Nacional do SJMR, Flávia Reis; apresentação do monólogo teatral “Boa noite, Boa Vista”, com o ator e embaixador do SJMR Brasil, Eduardo Mossri, construído a partir da sua vivência com os imigrantes venezuelanos em Boa Vista (RR).
O SJMR tem sido um importante instrumento de acolhida e suporte a muitos migrantes que chegam ao nosso país. Para a CVX no Brasil, é uma satisfação poder ser colaboradora desse serviço, contribuindo para o anúncio e construção do Reino de Deus através do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2021 e renovado em 2022, que visa apoiar o empreendedorismo das pessoas migrantes e refugiadas.
Para o Padre Miguel Martins, sj, que além de assistente eclesiástico nacional da CVX Brasil é também diretor do CCB (onde fica a sede do SJMR), a celebração foi um momento muito bonito. “Tivemos a Missa, depois a posse da Flávia como nova Diretora, a performance teatral sobre os migrantes em Boa Vista e finalizamos com uma confraternização muito bem organizada e alegre. Foi uma noite iluminada!”, afirmou.
Desejamos à nova Diretora Flávia Reis e ao Padre Agnaldo Júnior um caminho de luz nessa nova etapa de suas vidas.
Em Tudo Amar e Servir.
Por Elisiê Martins e Socorro Laurentino