Os jovens Vinicius Riechi, Katiane dos Santos, ambos da Comunidade Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Regional Sul) e Jeanine Morais (Comunidade Nossa Senhora da Estrada – Regional Nordeste) formam a delegação da CVX no Brasil na Jornada Mundial da Juventude 2023, que foi em Lisboa. Você pode saborear o encontro do Papa Francisco com juventude por meio das partilhas abaixo de nossas e nosso delegado e por meio dos discursos e homilias do Papa Francisco disponível neste link.
Veja abaixo a partilha em cada dia e para ver as fotos e vídeos clique aqui.
Lisboa está lotada e colorida! Nunca vi algo assim, talvez o mais próximo disso seja as olimpíadas, mas aqui tem mais “torcida”. Ruas lotadas, transportes lotados, fila pra tudo… No meio do caos, a equipe de jovens da CVX se reuniu na igreja N. Sra. da Encarnação para realizar mais uma vez um momento de oração e partilha, agora como parte do programa da JMJ. Muitas pessoas que estavam por ali participaram espontaneamente e, novamente, conseguimos formar vários grupos de partilha em Inglês, Espanhol, Francês e Português. Conduzimos a oração, fizemos as rondas e terminamos com as pessoas colando post-its no altar com os frutos da oração. Foi um momento muito especial de poder compartilhar nosso carisma com essas pessoas e fazer esse momento em uma igreja tão linda. No final da tarde, a Kati veio ao nosso encontro e jantamos um bacalhau oferecido pela Mari e o Luís, velhos conhecidos da CVX e que estão vivendo em Lisboa. Encontros que também fazem essa viagem ser ainda mais bonita! Aproveitamos pra tornar um banho confortável e dormir numa cama gostosa, pq ninguém é de ferro 🤣
Aproveitei ao máximo a cama do Hique e da Mari, dormi até às 11h 🙌🏽 depois assistimos ao jogo do Brasil juntos 🙃 e almoçamos. Energias recarregadas!
Lisboa está cheia de palcos e atividades acontecendo o tempo todo. Passei por um show de uma banda brasileira, depois fui a uma oração de Taizé na igreja de São Domingos, uma das mais emblemáticas de Lisboa. Estava abarrotada, quase 2000 pessoas para acompanhar. Segue abaixo um vídeo especialmente para o Coral Santo Inácio ❤ depois de lá, passei pelo Largo da Misericórdia, reduto da família inaciana, onde o Duarte Rosado SJ estava fazendo um show tbm. Hoje é dia de iniciar as celebrações com o Papa. Vamo que vamo!
Conteúdo da Igreja é para todos!
Durante o dia pegamos o barco para atravessar o rio Tejo e conhecer o outro lado. Demos uma voltinha e almoçamos por lá. A tarde finalmente chegou o momento de dar boas vindas ao Papa Francisco. Uma multidão (estimativa de 700 mil) e dirigiu a Colina do Encontro (Parque Eduardo VII) e foi se aglomerando por todos os lados. Chegada a hora, o Papa passou entre os jardins abençoando os peregrinos. Já havia tido a oportunidade de vê-lo no Vaticano, mas a proximidade e energia de ontem foi diferente, inexplicável! Deu pra sentir o cheiro do Chico 🤣 Observador que sou, além dessa emoção de estar per do nosso Papa, prestei atenção na emoção que contagiou as pessoas a minha volta e foi muito bonito. Duas falas do Papa me chamaram mais atenção e considero que devem ser ressoadas por toda a igreja:
1. Somos amados do jeito que somos, devemos ser nós mesmos sempre!
2. A mais importante – A igreja é um lugar de TODOS! E precisamos agir para que seja!
Excelentes mensagens para começar a Jornada e dar um gostinho de quero mais para o que vem nos próximos dias.ba
Via Sacra
Começamos o dia indo na feira vocacional, em Belém, um espaço de exposição de ordens e grupos religiosos. Almoçamos no shopping, no ar condicionado, pq o calor está judiando. E depois fomos a Via Sacra. Dessa vez optamos por não ir na muvuca e acompanhamos mais de longe, pelos telões. Foi um momento de relembrar o porquê de estarmos aqui e também relembrar tantos momentos especiais que passei em minha vida encenando ou assistindo encenações de Corpus Christi. A noite foi de descanso, nos preparando para esse sábado, que será intenso e muito cansativo. Rezem por nós!
Vigília
Hoje foi dia de colocar à prova nossa juventude e nossa fé. Nos encontramos com a família inaciana e partimos em peregrinação para o Campo da Graça. Foram 13km caminhando no Sol de 35° com nossas mochilas para encontrar com o Papa e passar a noite por lá. Uma caminhada desgastante, mas ao mesmo energizante. No Campo da Graça nos deparamos com as 2 milhões de pessoas que aqui vieram. Uma loucura! Abrimos com dificuldade nossos sacos de dormir, pois aparentemente não há espaço para todos. Mas nada disso permaneceu ressoando quando começaram as celebrações. A energia desse lugar parece ser indestrutível. O Papa novamente foi muito profético e certeiro em suas falas, anotei algumas que me marcaram: “A alegria é missioneira!” Não devemos vive-la individualmente, ela deve nos mover em direção ao outro. Ele tbm fez paralelo com os montanhistas, falando que “a arte de subir a montanha não é não cair, mas sim cair e não permanecer caído.” Continuou usando a metáfora das quedas para dizer que “o único momento que é lícito olhar uma pessoa de cima a baixo é para levantar-la.” Não podia faltar também uma metáfora sobre futebol e ele nos disse que “por trás de um gol sempre tem treinamento.” A mensagem principal que fica é essa de que não devemos ficar parados, devemos nos preparar e ir ao encontro do outro, principalmente daqueles que estão caídos. Depois disso, fomos convidados a ficar em silêncio, em clima de oração. Enquanto isso o padre jesuíta Eduardo Rosado fez uma apresentação de música. E ao mesmo tempo fomos presenteados por um nascer da Lua espetacular, grande e laranja. Depois o filme Letter, sobre a Laudato Si, foi transmitido nos telões. Recomendo. Terminei a noite grato e emocionado por estar aqui. Obrigado!Não tenham medo!
Chegou o último dia de JMJ. Depois de uma noite dormindo com a multidão no Campo da Graça, assim como a Lua, o Sol nasceu lindo e radiante. Era assim tbm que estava meu coração. Despertamos com uma surpresa também, em clima de festival de música eletrônica. O padre português Guilherme Peixoto, que também é DJ, nos acordou com muita animação. Considero esses exemplos de padres músicos muito importantes, o jesuíta rapper, o padre que toca pop, o padre DJ, os religiosas e religiosas artistas plásticos etc. nos provam que é possível viver a vocação religiosa sem abdicar de outras vocações. Volto com a provocação de promover melhor as vocações religiosas em nossos serviços com jovens na igreja, mostrando que tudo é possível.
Em seguida tivemos a missa com Papa Francisco. Ele fez questão de passar de carro nos corredores entre os setores em que estávamos abrigados, última chance de vê-lo de pertinho. Na homilia, mais uma vez ele foi simples, direto e muito abençoado. Nos pediu para manter na cabeça e no coração os momentos mais felizes, para quando estivermos tristes, conseguirmos nos animar. Se ele estivesse falando só para inacianos, provavelmente falaria mais profundamente sobre a consolação. Depois destacou 3 verbos:
1. Resplandecer – para transmitir nossa luz aos demais sempre
2. Escutar – para estar atento e não se equivocar no caminho.
3. Não ter medo!
Ele também nos pediu para tomar cuidado com os egoísmos disfarçados de amor. Alô mau espírito!
Destacou muito nossas raízes, para temos sempre elas conosco, para valorizarmos nossos avós!
E por fim, falou muito de paz. Achei todos os discursos dele durante a jornada bem polidos, sem falas muito radicais, mas também não deixou de enfatizar o problema das guerras e falou que o “sonho de Francisco é a paz!”. Que voltemos para casa com esse espírito de promover a justiça e a paz, o futuro cheio de esperança tão falado por nós depende muito disso!
Ao fim da missa, com o Sol de 35° já pegando, foi hora de levantar acampamento de novo. Mas antes, foi a última oportunidade de interagir com as outras delegações, trocar lembranças e assinaturas em bandeiras e camisetas, já com um gostinho de saudade, mas também alívio para voltar pra casa.
Obviamente, com mais de 1 milhão de pessoas no mesmo lugar, o caos para ir embora foi completo. Infelizmente, muitas pessoas passando mal por causa do calor. Definitivamente, é a Jornada Mundial da JUVENTUDE hahahaha e eu como já não sou tão jovem, fui jantar e dormir na casa da Mari e do Luís de novo, pra passar a última noite confortável. Ser comunidade mundial é bom demais haha
Obrigado a todos por nos acompanharem nesses dias tão especiais, estivemos sempre levando vcs no coração e temos a certeza que as bençãos recebidas aqui chegarão ao mundo todo. Saímos com dois convites, Jubileu da Juventude 2025, em Roma, e JMJ 2027, em Seoul-Coreia ❤🇰🇷