CVX no Brasil visita o grupo de mulheres da Comunidade do Amaragi

Em mais uma viagem ao interior da Paraíba, a CVX visita o grupo de mulheres da comunidade rural do Amaragi, no Município de Lagoa Seca. Desta vez, a CVX Brasil, por meio do Fundo Nordeste Solidário, compartilhou recursos financeiros para a aquisição de porcos, galinhas e materiais para elaboração de artesanatos, a fim de facilitar a subsistência das famílias.

A comunidade do Amaragi conta com o apoio do sindicato dos trabalhadores rurais de Lagoa Seca e com a AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, para o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Contudo, as personagens principais desse encontro são as mulheres que se tornaram lideranças naquela região e formaram um grupo (hoje composto por trinta e cinco mulheres) a fim de fortalecer suas opiniões nas discussões coletivas e desenvolver autonomias femininas.

Esse Fundo Rotativo Solidário das Mulheres também segue os fundamentos da economia solidária. Deste modo, as mulheres beneficiadas assumem o compromisso de restituir mensalmente o valor de compra do animal, por exemplo, para um fundo coletivo ou, caso não tenham condições de atender a essa opção, podem seguir com a criação, e quando lucram com as vendas de carne de porco, ovos, frangos, entregam um novo animal para beneficiar uma outra moradora integrante do projeto que está na lista de espera.

A CVX no Brasil, nas pessoas de Helma Oliveira (CEN), Gracinha Araújo e Edson Guedes (CER-NE), foi acolhida por Lucicláudia Araújo (dirigente sindical, liderança do grupo de mulheres e integrante da pastoral da criança), Fabiana Alvarenga (dirigente sindical e articuladora do grupo de jovens), Nelson Ferreira (dirigente sindical) e Leda Gertrudes (AS-PTA). Juntos visitaram Marilene Nascimento (Dona Lene), Lecenilda Ferreira (Dona Nilda) e Maria José (Dona Lilia) e conheceram suas criações de porcos e galinhas, além dos seus cultivos de alimentos da região e criação de outros animais, fruto de outros projetos de fundo coletivo. Lucicláudia também é uma das beneficiadas. Depois Francelina Fernandes e Aline Chagas falaram dos seus aprendizados para a produção de artesanatos. Ainda, Joana, Lourdes, Selma, outras beneficiadas pelo projeto, juntaram-se ao grupo para conversar sobre as melhorias que
a comunidade alcança com os recursos compartilhados.

“As parcerias são importantes para fortalecer o trabalho das mulheres na comunidade, porque sozinhas a gente não consegue chegar a lugar algum. E quando a gente se une e se organiza de verdade, tudo tende a mudar”, dizia Fabiana Alvarenga.

Na visão de Helma Oliveira (CEN-CVX no Brasil), “é muito importante perceber a existência do senso comunitário que resulta em prosperidade, que gera empatia e atrai o olhar, o reconhecimento e o desejo de estar junto, contribuindo com a melhoria de vida coletiva. Esse espírito de partilha enche o coração de alegria. Agradeço a oportunidade de saber um pouco sobre esse agir transformador que toma conta de Amaragi, de poder me aproximar e contribuir com algo, especialmente como pessoa pertencente à CVX”.

“Sou grata a Deus por presenciar isso. Não é pensar que a CVX doou [recursos financeiros] e sim a CVX contribuiu com um projeto que tem uma finalidade de fundo rotativo, que as pessoas contribuem entre si, para que todos sejam contemplados”, dizia Gracinha.

É interessante saber que o envolvimento comunitário em defesa da agroecologia também gera oportunidades de discutir sobre outras questões sociais, como a desigualdade de gênero, a presença da juventude no meio rural, a importância de futuramente alcançar meios de desenvolver projeto de energia solar comunitária, portanto, em pequena escala, de modo a não ocupar terras propensas à produção agroecológica com grandes placas, de interesse empresarial, ou, desmatar áreas para construir parques de energia eólica, cujos ventos e sons produzidos ofendem os animais. Todas essas questões estão sob o olhar atento de Leda (AS-PTA) e dos dirigentes sindicais citados.

Sigam:
https://www.instagram.com/grupodemulheresamaragi/
https://www.instagram.com/agroecologiaaspta/?hl=pt
https://www.instagram.com/regionalnordeste_cvx/
https://www.instagram.com/fundonordestesolidario/

CVX no Brasil em Amaragi, Lagoa Seca – PB / Google Photos