Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e o cooperativismo na área de confeitaria, com especial atenção às mulheres, o projeto Horizonte – “Temos um horizonte aberto diante de nós” – deseja contribuir na inclusão econômica e social das pessoas em situação de migração e refúgio, ampliado a autonomia e dignidade deste público vulnerável. Em parceria com o Serviço Jesuíta e Migrantes e Refugiados (SJMR), a confeiteira Marília Peres (CVX-Maria/MG) oferece sua expertise de modo voluntário em aulas ministradas em instalações cedidas pela Paróquia Santo Inácio, no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte.
As aulas começaram em outubro deste ano, com uma turma de 5 alunas venezuelanas, proporcionando um acompanhamento personalizado. “O módulo inicial tem foco na confecção de flores de açúcar para decoração de bolos. No próximo ano, os módulos envolverão recheios, massas e técnicas de decoração”, explica Marília.
Aliado ao ensino dos saberes em confeitaria e decoração, as alunas participarão dos processos de empreendedorismo, cooperativismo, inserção no mercado e desenvolvimento de habilidades sociais oferecidos pelo SJMR, através de empresas parceiras.
De acordo com Marília, o apoio da CVX Minas tem sido fundamental. “Muitos estão ajudando! Maria Geralda, da CVX Maria, nos apresentou na sua Paróquia; Valéria, da CVX São Paulo, participou com trabalhos de informática; e Renilson Tomaz, sj, assessor da CVX Maria, promoveu e apoia a parceria SJMR/CVX”.
Confira abaixo algumas fotos: