Atendendo a uma provocação da CVX Brasil, a instância regional Sul decidiu em sua última reunião do Conselho de Coordenadores (CRS) destinar 10% de seu caixa a iniciativas em Santa Catarina e no Paraná que estivessem atendendo famílias impactadas pela pandemia.
Segundo Murilo Vieira, tesoureiro regional e responsável por viabilizar logisticamente as doações, foram destinadas 55 casas básicas para duas iniciativas: o SOS Vila Torres (região de Curitiba) e o SOS São José (região de Florianópolis), num total de R$ 2.436,80 entre cestas e custos operacionais. Ambas as iniciativas são encabeçadas pelo Grupo Marista e contam com diversos parceiros locais, dentre os quais o Colégio Medianeira, o Grupo Escoteiro Padre Oswaldo Gomes e associações de moradores.
As ações de atendimento às famílias carentes pelos dois “SOS” começou logo no início da pandemia. Ainda em março, as doações começaram a ser coletadas para atender as famílias de catadores da Vila Torres. Um sistema de drive-thru foi montado para que as doações fossem recebidas, higienizadas e armazenadas com segurança e sem a necessidade de contato físico. O sucesso da iniciativa, que já arrecadou itens para mais de 2 mil famílias, levou a Província Marista Brasil Centro Sul a organizar outras ações não só no Paraná, como também em Santa Catarina e em São Paulo, sempre em regiões de vulnerabilidade social.
Danuzio Brandelero, diretor do Marista Escola Social São José e um dos responsáveis pelo SOS São José, agradeceu à CVX pela doação. “Agradeço de coração pelo empenho e por lembrar da gente. As famílias daqui agradecem muito”.