No último dia 10 de dezembro, a Câmara Municipal de Curitiba concedeu ao cevequiano Darkles Guimarães de Oliveira, da pré-CVX Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, de Curitiba, o prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos, que reconhece personalidades locais que se destacam em suas atividades nessa área. Segundo o vereador Oscalino do Povo (PODE), autor da indicação, Darkles desempenha “importante papel em atividades vinculadas à Igreja, defendendo sempre o diálogo inter-religioso amistoso”.
“Foi uma noite especial, me senti muito honrado em receber este prêmio ao lado de importantes personalidades e instituições da nossa cidade, como o Dr. Elias Mattar Assad, Cinthia Maria Bernadelli Dias e a Associação Menonita de Assistência Social, entre outros”, afirmou o homenageado. “É um grande privilégio. Fico feliz ainda por receber esta indicação do vereador Oscalino do Povo, que conheço de longa data e que sei da luta diária também pelos direitos humanos. Lembro-me de quando o conheci, muito antes de ser eleito vereador; Oscalino ostentava uma enorme pasta com inúmeros projetos que frequentemente levava para a casa Câmara Municipal, provando que não é necessário ocupar cargos públicos para lutar pelo povo”, explica Darkles, que fez questão da presença dos familiares na solenidade. “A família é a base de tudo”, afirmou.
Trabalho paroquial e TLC
Darkles é casado com Juliana Guimarães, também da pré-CVX N.S.da Luz. O casal tem uma filha, a jovem Maria Júlia (Maju). Iniciou sua vocação de Leigo Católico em atividades na Paroquia Nossa Senhora da Conceição, desempenhando importantes trabalhos junto a casais jovens daquela comunidade. Sentindo-me chamado a atuar com a Juventude, foi desempenhar seu apostolado no movimento TLC (Treinamento de Liderança Cristã) de Curitiba, vinculado à Arquidiocese. Nos últimos anos, esteve à frente do movimento TLC – Setor Boqueirão, tocando projetos em prol da dignidade e da valorização da vida e promovendo retiros espirituais, ações sociais (campanhas do agasalho, arrecadação e distribuição de alimentos para moradores de rua, arrecadação de cestas básicas para comunidades carentes, campanhas de doação de sangue), serviços pastorais e tantas outras atividades. É membro CVX desde 2012.
Confira abaixo mais algumas fotos do Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos 2019: