Hoje é dia de dar graças Deus pela vida de Santo Inácio de Loyola e como ele agiu e age por meio de suas heranças e dons para nós leigos e leigas inacianos.
Em uma singela homenagem a este importante dia, Ednorma, CVX Amar e Servir, Regional Bahia, partilha conosco este dom no seu itinerário de vida.
Durante este mês de julho nas minhas orações, comecei a fazer 31 dias com Inácio e foi muito forte a experiência mais uma vez. A última vez que me encontrei com meu orientador, Padre Paulino, eu falava pra ele que julho era um mês que mexia muito comigo e que eu não sabia o porquê, porém hoje descobri: Cheguei à conclusão que além de ser o mês em que comemora Santo Inácio, tinha algo a mais por detrás, afinal é, também, o mês da escuta e é quando eu deixo Deus falar comigo. Nas reflexões pude rever a minha vida, mas sempre surgiam os questionamentos que me inquietavam, e como Inácio começava a me perguntar: Que fiz, que faço e que farei por ti Senhor.
Nesses dias quando estamos nos preparando para a festa de Santo Inácio e da Paróquia que hoje está completando 30 anos, percebi na oração que minha escuta é maior. Primeiro porque eu sempre afirmo que minha vida tem duas etapas: uma antes de conhecer a Companhia de Jesus, os jesuítas, a Paróquia de Todos os Santos, a comunidade e a outra depois do ano de 1989 quando os conheci. A partir desta época, a minha vida e a vida de toda minha família mudou completamente. Neste mesmo ano nasceu a minha filha Tacy e Deus proporcionou um encontro fundamental para a minha vida, dando-me a oportunidade de conhecer o recém ordenado padre Alfredo Dórea, primeiro pároco da nossa Paróquia. A aproximação e a convivência com padre Alfredo mudaram radicalmente o meu modo de ver as pessoas e me apresentou um jeito diferente de ser Igreja.
O meu dia hoje é só de gratidão. Em primeiro lugar agradecer a Deus por esse cuidado com a minha vida e com a vida da minha família; agradecer aos jesuítas, não citarei mais nomes além dos que já mencionei, pois afinal todos foram muito importantes. Desde noviços, irmãos, padres, provinciais, todos que passaram pela Paróquia de Todos os Santos e o Noviciado, deixaram a sua marca. Tem uma frase que guardo muito no meu coração que é: “Ninguém passa pela sua vida sozinho; deixa muito de si e carrega muito de você”. Então dentro do meu coração hoje eu fiz memória a tantos que também já não estão mais aqui. Já se foram, mas que fizeram a sua passagem pela minha vida, deixando muito e os que estão presentes nesse momento além dos que vieram porque o jesuíta tem essa característica, a missão, e por conta disso, ficam por pouco tempo em um lugar. Cada um que sai deixa um vazio, uma saudade, mas é muito bom também porque cada um que vem implanta um novo momento. Aos meus irmãos da Paróquia eu só tenho agradecer a Deus e a todos vocês por me ajudarem a ser um pouco melhor. Muito obrigada.O outro encontro muito importante foi quando eu conheci o Padre Emílio. Na época ele era Mestre dos noviços e me apresentou um novo modo de rezar que era inaciano, através da CVX – Comunidade de Vida Cristã. Esse novo jeito de rezar era o mesmo jeito que os jesuítas rezavam e que agora estava sendo apresentado para mim como leiga e para os outros meus amigos. Na época nós começamos com uma pré-comunidade e a comunidade Em tudo amar e Servir. Hoje, dessa comunidade de início, somos um número menor. Depois foram chegando novas pessoas e saindo também. Atualmente temos sete membros.
Ednorma,
CVX Amar e Servir
Regional Bahia, Cidade de Feira de Santana