Na segunda-feira, 16/01/2017, membros da CVX de todo país (Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, João Pessoa) participaram da quarta reunião de articulação da presença apostólica da CVX Brasil na Fronteira Juventude.
Tratamos dos seguintes pontos:
Partilha das reações ao texto Projetos 165 direcionado à Fronteira Juventude
Foram diversas as reações:
- preocupação a excessiva busca de vocações CVX na missão com os jovens
- ponto importante foi chamar atenção para os jovens da própria CVX
- faltou uma consideração do jovem no mudo pós-moderno
- dar sinal evidente de que não é um texto propositivo, mas sim iluminatório
- apresenta um víes mais europeu sobre a Fronteria Juventude
- traz esperança e consolo quando a Comunidade Mundial se manifesta como Corpo Apostólico em Missão
Proposta de formação para melhor servir na oferta de Exercícios Espirituais para Jovens
Como foi verificado na última reunião, a CVX Brasil em diferentes regionais tem presença significativa na colaboração com a Companhia de Jesus por meio do Secretaria de Juventudes e Vocações na oferta de Exercícios Espirituais em Etapa para Jovens (EEJ). Na última, reunião pedimos que Nilton e Silvia, Regional Sul, pensasse numa proposta de formação para os membros CVX que desejam colaborar ou já colaboram nos EEJ.
Silvia e Nilton partilham como foi rico e cheio de frutos dedicarem um tempo para pensar numa proposta. Serviu como sopro que atiçou ainda mais o fogo da vocação inaciana como membros CVX. Neste processo, foram já atraídos outros interessados da Regional Sul.
Eles propuseram a abordagem de leitura de materiais comum e partilha em encontros virtuais. Foi destacado que a pedagogia inaciana implica na experiência pessoal também, de forma que esta abordagem de formação é mais indicado para quem já fez alguma modalidade completa dos EE e recomenda-se que esteja com orientação espiritual para acompanhar o processo de leitura e de experiência.
Em relação ao número de etapas, foi sugerido que houvesse correspondência com as etapas dos EEJ, que são cinco. Foram definido o material de leitura para a primeira etapa:
Capítulo 1 – Um Sentido para a Vida – Princípio e Fundamento – Padre Quevedo
Ressaltamos que não basta a leitura, mas esta precisa ser acompanhada com a oração pessoal e acompanhamento espiritual.
Definimos que a partilha da primeira etapa será na primeira semana de abril, agendaremos o dia exato três semanas antes.
Informes:
Secretariado para Fronteira Juventude
Alexandre, Coordenador Nacional, informou que foi criado um comitê para pensar a ação da CVX Brasil na Fronteira Juventude, o presidente do comitê terá voz no CEN para assessorar na definição de estratégias para a presença apostólica na Fronteira Juventude. O processo de determinação dos membros do comitê passou por uma definição de perfil, consulta e discernimento dos convidados. Os membros do comitê, que pode ser denominado Secretariado para Fronteira Juventude, são:
Gian Franco – Regional Minas e Missionário CVX;
Guilherme Demarchi – Regional São Paulo;
Luiz Beltrão – Regional Distrito Federal;
Paola Manegotto – Regional Sul e
Antonio Bitencourt (Carlinhos) – Regional Bahia.
Inscrição para os EEJ no Paraná
A Regional Sul iniciou os inscrições para os EEJ no Paraná para março de 2017. O site da CVX Brasil hospeda todas as informações e inscrições para os EEJ na Bahia e no Paraná. Aquelas Regionais que desejarem também colocar as ofertas dos EEJ no site da CVX Brasil, entre em contato com suporte@cvx.org.br