Mais de 200 pessoas participam de EVC organizado pela CVX Sul

Terminou no início de outubro o “Retiro Inaciano Ecológico: EVC – Cuidado com a Casa Comum”, organizado pelos Secretariados da Espiritualidade e da Justiça Socioambiental da CVX Sul, em parceria com o Movimento Global Católico pelo Clima e orientado pelo P. Adroaldo Palaoro, SJ. Foi pouco mais de um mês de Exercícios na Vida Cotidiana à luz da “Laudato Sí”, carta encíclica do Papa Francisco, com encontros semanais online para o encaminhamento das orações e acompanhamento pessoal, oferecido por membros CVX e inacianos de todo o Brasil. No total, mais de 200 pessoas, de todo o país – e também que vivem atualmente fora do Brasil! – se inscreveram e participaram.

Veja abaixo alguns depoimentos e, também, os links para as gravações dos momentos semanais de encaminhamentos do P. Adroaldo:

Introdução: https://youtu.be/PqeNILcILE4.

Princípio e Fundamento: https://youtu.be/kqyKTDY6wc8.

Primeira Semana: https://youtu.be/76HWleySZBo.

Segunda Semana (1a parte): https://youtu.be/flYfGBXjVDo.

Segunda Semana (2a parte): https://youtu.be/-9Ywao5bAq4.

Terceira e Quarta Semana: https://youtu.be/M3NNywWQqqI.

Veja a seguir alguns dos depoimentos dos participantes:

“Muito agradecida por esta possibilidade de rezarmos juntos, e nos colocarmos em atitude de cuidado para o nosso planeta. Muita gratidão a todos e a todas que nos proporcionaram todos estes momentos” (Irmã Maria Cacilda, Casa de Retiros Santo André – Campo Largo-PR).

“Sou a Leonor, angolana.
Agradeço muito por tudo.
Aprendi bastante e isto ajudou-me muito para minha vida.
Muito obrigada.
Que venham exercícios espirituais!” (Leonor).

“Daqui do Tocantins, rendo graças ao Pai Criador da Vida pela graça de poder ter sido convidada a participar deste Retiro Ecológico e assim fazer a experiência “DO ENCONTRO COM A CRIAÇÃO EXPANDINDO A MNHA LIBERDADE”. (Nilziany – Cooperadora Paulina Amiga de Jesus Bom Pastor – Conceição do Tocantins).

“No momento em que está tão forte em nós a necessidade de sermos mais fraternos, ‘todos irmãos’, foi muito bom participar deste retiro. Pessoas da CVX fraternalmente se preocuparam conosco e com a ajuda das colocações e textos do Padre Adroaldo pude me sentir mais próxima e responsável pelas criaturas e por toda a criação de Deus, feita especialmente para nós.
Meu abraço agradecido a todos que participaram da organização. Que Deus os acompanhe, lhes ilumine com novos projetos e que sejam cuidados pelo amor de Maria”. (Helô Charbel, CVX Rio). 

“Este retiro fez-me compreender a riqueza de aprender a alargar, ampliar minha tenda, contemplando a presença de Deus nos diversos lugares por onde eu passar, nos seres com os quais vivemos e convivemos e caminhar sempre na companhia de Jesus”. (Vagna, de Imperatriz, no Maranhão, professora da Rede Municipal de Ensino e participante da Rede Teresiana de Mulheres). 

“Muito obrigado por ter tido a oportunidade de participar deste maravilhoso Retiro dos exercícios espirituais; um agradecimento especial ao Roberto e ao padre Adroaldo pela iluminação do Espírito Santo para nos trazer tanta sabedoria e também meu muito obrigado a irmã Alzira em Porto Alegre por ter me convidado a participar deste Retiro. Foi muito bom estar com todos!”. (Diácono José Carlos, Sul de Goiás, Itumbiara). 

“Este é o “milagre” desses meios digitais: possibilitar que mais pessoas, desde as suas casas, bebam dessa fonte de espiritualidade jesuítica e genuína. Já conhecia o Pe. Adroaldo através de suas reflexões semanais sobre a Liturgia Dominical. Espero pela próxima experiência. Um abraço agradecido. Deus nos abençoe!”. (Pe. Caetano, Novo Progresso-PA).

“Agradeço por tudo que foi pensado, planejado e realizado.
Agradeço por tudo que foi pregado, falado e partilhado.
Agradeço ainda o percurso que fiz e continuarei a fazer no caminho de Jesus para com Ele habitar.
A todos o meu carinhoso abraço fraterno.
Paz e bem”.
(Thereza Maria Calazans, Brasília-DF).